Ferramentas Pessoais

Teses e dissertações sobre a UFSCar

A CPA está fazendo o levantamento das dissertações e teses que tenham a UFSCar como objeto de pesquisa, para informar outros materiais que não conste na lista a seguir entre em contato pelo e-mail cpa@ufscar.br .

Comissão Própria de Avaliação (CPA) – UFSCar

 
SANTOS, Joelma dos. Avaliação institucional: o caso da UFSCar, São Carlos :UFSCar, 2014. 170 p. Disponível em:
http://www.bdtd.ufscar.br/htdocs/tedeSimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7264
Palavras Chave: Avaliação Institucional. SINAES. Autoavaliação Institucional. CPA. Cultura De Avaliação.

Cursos de Graduação

 
CALZOLARI NETO, Anselmo João. Construção dialogada da base de conhecimento de ação docente por estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas da UFSCar, São Carlos : UFSCar, 2012. 112 f. disponível em:

http://www.bdtd.ufscar.br/htdocs/tedeSimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5303  

Palavras Chave: Formação Inicial Docente; Base De Conhecimentos Para O Ensino; Processo De Raciocínio Pedagógico.

 

OLIVEIRA, Maísa Aparecida de. A atividade discente na universidade :  Os impactos da produtividade acadêmica na formação de estudantes. São Carlos : UFSCar, 2014. 150 f. Disponível em:
 http://www.bdtd.ufscar.br/htdocs/tedeSimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7258
Palavras Chave: Universidade, Produtividade Acadêmica, Discente, Socialização

 

Educação a Distância – UFSCar


FONSECA, Ana Paula Araujo. Estudo de caso da tutoria virtual da UAB – UFSCAR : Análise do processo formativo e atuação.- São Carlos : UFSCar, 2013. 233 f. Disponível em:

http://www.bdtd.ufscar.br/htdocs/tedeSimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6162 

Palavras Chave:  Educação Online.  Tutoria  Virtual. Formação  De  Professores. Análise  Do Comportamento. 

BERTINI, Luciane de Fatima. O tutor virtual como formador: a matemática no curso de pedagogia a distância da UFSCar. – São Carlos : UFSCar, 2014. 231 f. Disponível em: http://www.bdtd.ufscar.br/htdocs/tedeSimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7074
Palavras Chave: Formação De Professores. Ensino De Matemática. Tutor Virtual. Educação A Distância. Pedagogia

PEREZ, Silvia Maria. Ingressantes na licenciatura em pedagogia do sistema UAB/ UFSCar: quem são, o que pensam e aprendizagens iniciais – São Carlos : UFSCar, 2013. 290 f. Disponível em:
 http://www.bdtd.ufscar.br/htdocs/tedeSimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5949 
 Palavras Chave: Formação Online De Professores, Pedagogia A Distância, Pedagogia Sistema UAB

 BIANCHI, Priscila Cristina Fiocco. Avaliação da aprendizagem na educação a distância: algumas concepções e práticas avaliativas desenvolvidas no curso de licenciatura em pedagogia, modalidade EaD, da UFSCar -  São Carlos : UFSCar,2013. 142f. Disponível em: http://www.bdtd.ufscar.br/htdocs/tedeSimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6251
 Palavras Chave: Avaliação, Ensino E Aprendizagem, Educação À Distância.

BATISTA, Aldrei Jesus Galhardo. As disciplinas de história da educação na UAB/UFSCar : possibilidades para a graduação em pedagogia e para formação de professores. – São Carlos : USFCar, 2013. 137 f. Disponível em: http://www.bdtd.ufscar.br/htdocs/tedeSimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6428 
 Palavras Chave: História Da Educação, Pedagogia, Formação De Professores, Educação A Distância.

VERDAN , Kelly Cristiane da Silva, A Educação a Distância e a formação de professores na UFScar: a autoridade e autonomia e o corpo mediados pela Tecnologias da informação e comunicação. – São Carlos : UFSCar, 2012 166.f Disponível em: http://www.bdtd.ufscar.br/htdocs/tedeSimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5552 
 Palavras Chave: Educação A Distancia (EaD), Magistério; Tecnologias Da Informação; Autoridade; Corpo

SANTOS, Terence Peixoto dos: Contribuições do curso de educação musical a distância da UFSCar nas percepções de licenciados-já-professores. – São Carlos : UFSCar, 2012. 123 f. Disponível em:
http://www.bdtd.ufscar.br/htdocs/tedeSimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4761 
 Palavras Chave: Formação De Professores. Base De Conhecimento. Licenciatura Em Educação A Distância Da UFSCar.

 PIERI, Glaciele dos Santos de. Experiências de Ensino a Aprendizagem: estratégia para a formação online de professores iniciantes no Programa de Mentoria. – São Carlos : UFSCar, 2010. 177 f. Disponível em: http://www.bdtd.ufscar.br/htdocs/tedeSimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3081
 Palavras Chave: Professores Iniciantes, Programa De Mentoria, Experiências De Ensino E Aprendizagem.

CARVALHO, Isamara Alves. Potencialidades e limites de uma disciplina do curso de Educação Musical a distância na UFSCar. : São Carlos : UFSCar, 2010. 225 f. Disponível em: http://www.bdtd.ufscar.br/htdocs/tedeSimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3696 
 Palavras Chave: Educação Musical A Distância, Interação, Comunidades Virtuais De Aprendizagem.

BRITO, Nara Dias. Estudo sobre a aprendizagem da docência na educação a distância: uma análise da percepção dos professores – São Carlos : UFSCar, 2014. 90f. Disponível em: http://www.bdtd.ufscar.br/htdocs/tedeSimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7664 
Palavras Chave: Formação De Professores; Educação A Distância; Aprendizagem Da Docência.

MASSETTO, Débora Cristina. Formação de professores iniciantes: O Programa de mentoria online da UFSCar. São Carlos : UFSCar 2014. 242f. Disponível em: http://www.bdtd.ufscar.br/htdocs/tedeSimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7321 
 Palavras Chave: Desenvolvimento Profissional Da Docência. Aprendizagem Profissional Da Docência. Mentoria Online. Professor Iniciante.

BORGONOVE, Carolina Motta. Educação ambiental na engenharia ambiental à distância na UFSCar : proximidades e afastamentos à formação critica – São Carlos : UFSCar, 2014. 128p. Disponível em:
http://www.bdtd.ufscar.br/htdocs/tedeSimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7454 
 Palavras Chave: Educação Ambiental (EA), Engenharia Ambiental, Formação Profissional.

Formação de Professores


BUENO, Adriana Helena. Contribuições do programa de mentoria do portal dos professores – UFSCar : auto-estudo de uma professora iniciante – São Carlos : UFSCar, 2019. 97f. Disponível em:
 http://www.bdtd.ufscar.br/htdocs/tedeSimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2302 
 Palavras Chave: Formação Inicial, Professor Iniciante, Auto-Estudo, Programa De Mentoria.

 SILVA, Danielli Ferreira. Processo de iniciação à docência de professores de matemática : olhares de egressos do PIBID/UFSCar – São Carlos : UFSCar, 2014. 159f. Disponível em: http://www.bdtd.ufscar.br/htdocs/tedeSimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7526
 Palavras Chave: Iniciação À Docência, Aprendizagens Docentes, Formação De Professores.

Programas de Pós-Graduação

 COELHO, Marcio. Os referenciais teóricos da área de fundamentos da educação do PPGE/UFSCar : um estudo epistemológico e bibliométrico da produção cientifica – São Carlos : UFSCar, 2014. 473 p. disponível em: http://www.bdtd.ufscar.br/htdocs/tedeSimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7048
 Palavras Chave: Pesquisa Educacional, Epistemologia, Bibliometria, Pós Graduação, PPGE/UFSCar.

SIQUELLI, Sônia Aparecida. Aspectos éticos em dissertações e teses do PPGE/UFSCar à luz da resolução – São Carlos :  UFSCar, 2012 116 f. Disponível em: http://www.bdtd.ufscar.br/htdocs/tedeSimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5023 
 Palavras Chave: Ética Em Pesquisa, Educação; Resolução CNS 196/96; Teses E Dissertações – Análise Bibliométrica.

Reuni

FILARD , André Moura Blundi. As contradições do programa REUNI :  ocaso das Ciências Sociais na UFSCar – São Carlos : UFSCar, 2014. 170f. Disponível em: http://www.bdtd.ufscar.br/htdocs/tedeSimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7459 
 Palavras Chave: Expansão da Educação Superior – Trabalho do Professor - Reuni

Ações do documento